segunda-feira, 21 de abril de 2008

22 de Abril - Dia de Blogagem Coletiva

Dia da Terra

Nas minhas "andanças" para conferir o que outros blogueiros escreveram sobre o assunto, descobri textos maravilhosos, como da Maria Augusta e da Luma.
Infelizmente, não terei tempo para ler outros posts. É um assunto extenso.
Além da blogosfera, existe material científico disponível em sites como discovery, greenpeace e faça a sua parte.

Confesso que minha (efetiva) preocupação com o meio ambiente é recente. Antes, era somente discurso (na escola, faculdade...).
Sonho um dia com a "minha" casa, onde eu possa instalar sistemas como de energia solar, ou mesmo de captação da água de chuva. Mas, até lá, posso cooperar de outras maneiras.
Já faz um bom tempo que separo o lixo doméstico. O orgânico (cozinha e banheiro) vai para o lixo mesmo. Os demais resíduos considerados recicláveis, eu os separo: caixa de leite e suco, vidros, plástico (pet, tampinhas e outras embalagens), latinhas de alumínio, papel, papelão, bandejas de isopor. Tudo e mais um pouco bem lavado e seco.
Faço também a separação de óleo de cozinha em garrafas pet, e estou à procura de uma entidade, cooperativa ou empresa que possa utilizá-lo para reciclagem.
Na cidade onde moro, existem várias cooperativas. Mas, quem faz a coleta em minha casa é uma quase vizinha. Este trabalho se transformou no sustento dela e dos cinco filhos.
Hoje, este tipo de trabalho já faz parte da rotina de muita gente.
Apesar de haver esta "mobilização", acredito que muitos não se dão conta de que o seu lixo pode se transformar em um prato de comida na mesa de outro.
Ao invés de iniciativas isoladas, as Prefeituras, por exemplo, poderiam incentivar a população a aderir à coleta seletiva de lixo.
Boas idéias e iniciativas construtivas podem e devem ser divulgadas. Há o exemplo da Cooperviva, que tem promovido o incentivo à leitura e a preservação do meio ambiente, onde é possível trocar um quilo de material reciclável por livros.
Claro, que existem inúmeros procedimentos que visam minimizar os impactos negativos causados a nossa atual morada, a Terra.
A pequenos passos, devemos continuar seguindo em frente, ainda que alguns danos causados à natureza sejam irreversíveis, não podemos recuar, ou seremos nós a próxima raça rumo à extinção.

8 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada por paticipar de nossa blogagem coletiva! Assim, com cada um fazendo a sua parte, com certeza, teremos um mundo mais viável e sustentável para nossos filhos e netos.
beijo,menina

Maria Augusta disse...

Como você disse, com pequenos passos vamos avançando na direção de um mundo mais sustentável. Obrigada pela participação e por ter citado meu post.
Abração.

Anny disse...

Oi Aline:
É isto. Se todos nós fizermos um pouco, este pouco vira muito e faz diferença, certo?
Gostei muito do seu post. Prabéns por participar da blogagem coletiva.
Estou aprendendo com quem também participou, visitando os blogs.
Até mais.

Unknown disse...

Legal teu post mostrando o que está fazendo. Saindo um pouco do campo teórico...obrigada pela seu comentário. Boa semana!

Lunna Guedes disse...

Estou visitando os blogs que estão participando da blogagem coletiva sobre o dia da terra,
Eu sempre me preocupei com a situação do planeta, mas porque era algo que minha mãe trazia consigo. Aprendi a plantar, cultivar e agradecer a terra por aquilo que recebo dela, claro, aprendi a retribuir, mas, muito mais que isso, aprendi que sempre é preciso um primeiro passo. Parabéns pelo seu post e pela sua participação.
Abraços.

Blog. Acqua

Andréa Motta - Conversa de Português disse...

Boa noite!Excelente abordagem sobre o Dia da Terra. Vim conhecer seu blog e convidá-la a participar da blogagem coletiva COISAS DO BRASIL, em 16 de maio. A idéia é cada um escrever, em seu blog, sobre aquilo que represente a cidade brasileira onde mora ou nasceu, a fim de que, juntos, mostremos a riqueza cultural do nosso país. Estou convidando a todos, até mesmo os brasileiros que residem no exterior; o importante é mostrarmos que o Brasil é um misto de culturas e saberes. Conto com a sua adesão!

Unknown disse...

Vim te desejar um bom findi!!!

SOTAQUE MIX disse...

Olá pessoal!
Obrigada pelos comentários.
Vou muito bom participar desta blogagem coletiva e aprender com cada um(a) de vocês.
Beijocas...