sexta-feira, 18 de abril de 2008

18 de Abril - Dia de Blogagem Coletiva


Eu não podia ficar fora desta blogagem coletiva, mesmo que minha resposta seja negativa à pergunta: “O que voce faz para acabar com o analfabetismo no Brasil?”
Não tenho sido atuante em causas mais urgentes. Então utilizo esse espaço para ajudar a disseminar a iniciativa plausível das blogueiras Meire e Georgia.
Minha mãe foi professora do antigo "Mobral". Nós morávamos no interior de Minas Gerais e naquela época era uma novidade e acredito que tenha ajudado muitas pessoas. Mas, apesar da chegada do século 21 e de tantas inovações tecnológicas, as estatísticas apontam grande número de pessoas analfabetas.
O problema existe, no entanto me parece distante. Mas, é um grande engano pensar que está distante.
Muito antes de imaginar que haveria essa blogagem coletiva, eu fui a uma padaria e como em todo estabelecimento comercial, os documentos perdidos ficam expostos no vidro do balcão. Olhei para a foto na Carteira de Identidade e vi que era um homem de uns 50 a 60 anos, mas o que chamou a atenção foi o termo "ANALFABETO" no lugar da assinatura. Por um instante, fiquei me perguntando como é possível nos dias atuais existirem pessoas nesta condição?
É, infelizmente não tenho feito nada para ajudar a eliminar o problema. Mas, serviu para que eu refletisse sobre o assunto. Ainda há tempo para agir.

Um comentário:

Unknown disse...

Eu acho que participar da blogagem coletiva sobre o analfabetismo já é alguma coisa. Acho que o resultado disso vai ser muito positivo, e você fez parte disso. Eu lembro do antigo mobral...bom domingo!!!