terça-feira, 21 de outubro de 2008

Vem aí... Blogagem Coletiva: 07-Nov

Soube desta blogagem quando visitei o blog da Meiroca, mas a iniciativa é da Leonor Cordeiro, para homenagear Cecília Meireles, uma das maiores representantes da literatura moderna brasileira. Lembro-me de Cecília presente na minha infância. Que coisa boa é "viajar" em suas palavras, tão simples, mas tão marcantes!
Bom, para participar é só fazer o seguinte:
1.Cole o selinho da blogagem em seu blog para divulgar a sua participação.
2. Deixe lá no blog da Leonor o nome do seu blog para que ele faça parte da lista dos blogs participantes.
3. No dia 7 de novembro escolha um poema da Cecília para uma postagem especial.

Vale a pena apoiar e divulgar valores culturais!

Meio Bit - Participe da Promoção "Mês (Geek) das Crianças"

Pessoal, a promoção está quase no fim, termina dia 26 de Outubro. Vá até o Meio Bit e siga os passos para participar também. Para dizer a verdade, dá vontade de escolher as 3 instituições citadas: Orfanato “Lar Amor Real”, “Abrigo Rita Luiza da Cunha” e “Centro Municipal de Educação Infantil do Bairro Anchieta”. Acho importantíssimo que inicitativas como do Meio Bit se espalhem por todos os cantos. Pode parecer pouco, mas nada substitui a alegria da criançada! Dá para imaginar a curiosidade, a ansiedade e a satisfação ao se depararem com um Nintendo Wii!
Você indica uma Instituição e ainda concorre ao sorteio de um iPod. Bacana, né?
Está aí uma idéia que pode e deve ser copiada. Tecnologia aliada à boa vontade.

domingo, 12 de outubro de 2008

OUTUBRO ROSA

Apesar do atraso, resolvi participar desta blogagem coletiva (a convite da Luma) pelo senso de prontidão de todas nós, já que a Campanha Outubro Rosa se estenderá por todo mês.

O câncer parece ser a "doença" da vez. Os números são cada vez maiores, infelizmente. Só em 2005, das 58 milhões de mortes no mundo, o câncer foi responsável por 13% do total. No entanto, pesquisas estão sendo desenvolvidas (como vacinas) para combater alguns tipos de câncer.

O câncer de mama é o mais comum em mulheres entre 30 e 50 anos. Depois dessa idade a incidência evolui de forma lenta. São esperados 49.400 novos casos no Brasil em 2008; no mundo, 61% atingem a média de sobrevida de 5 anos, uma taxa de mortalidade baixa. Como na maioria dos casos, o estágio clínico determina as possibilidades de cura.

Às vezes me pergunto: por que tantas mulheres (muitas delas são jovens) têm sido acometidas por este mal? Mulheres sem histórico da doença em parentes próximos, mulheres não fumantes e que aparentemente cuidam do corpo e da mente...
Recente descoberta concluiu-se que o estilo de vida pode ajudar, e muito, não só na prevenção, como também na reversão da doença. Hábitos saudáveis podem anular a atividade dos chamados oncogenes (genes que causam o câncer) e ativar cerca de outros 500 genes que estimulam o sistema imunológico. Portanto, levar em conta os cuidados com a alimentação, fazer exercícios físicos e controlar o stress, são algumas atitudes que podem ajudar a afastar a doença.
Para quem se interessar, leia no site http://www.mulherconsciente.com.br/ sobre mitos e verdades do câncer de mama.

Trechos do texto retirados da Revista da Semana, Edição 55, de 25/09/08.