segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

PEC 231/1995 - QUEM GANHA, QUEM PERDE?

A Proposta de Emenda à Constituiçao 231-A, de 1995, do Sr. Inácio Arruda, que "altera os incisos XIII e XVI do art. 7º da Constituição Federal" (reduzindo a jornada máxima de trabalho para 40 horas semanais e aumentando para 75% a remuneração de serviço extraordinário), vem causando discussões entre classes dos trabalhadores e empresários.
A polêmica tende a se estender, já que os contrários sustentam argumentos baseados em estimativas bem pessimistas.
Porém, acredito também que a redução proposta não será crucial para criar mais postos de trabalho. Não sou empresária. Já trabalhei em indústrias e por isso defendo outro tipo de discussão. É notório e ninguém pode negar, os salários sofreram um arroxo de tal proporção que chega a ser "ridículo" o fato de se buscar emprego hoje. E não só quem está desempregado (como no meu caso). Tenho na família um exemplo de profissional que vem sentindo essa redução salarial a cada ano. 
Que me perdoem os mais animados com a possibilidade de aprovação desta Proposta, mas não acredito que será uma realidade. Nós temos outros problemas, por exemplo, de classes trabalhadoras subjugadas e que certamente ainda não conquistaram sequer direitos que lhe são facultados.
Ao invés de reduzir a jornada de trabalho, por que não dar mais incentivos às empresas para que seus trabalhadores possam receber parte dos lucros como já acontece com as grandes?
Sou a favor da valorização do trabalhador, do bem estar e qualidade de vida, da melhoria dos salários e do crescimento do nosso país.
Para chegarmos lá ainda levará muito tempo, mas é preciso bom senso, consenso para que esta e outras propostas possam ser apresentadas e discutidas visando o bem comum.

7 comentários:

Anônimo disse...

Olá. Sou a Liz do Vc Sabendo Mais.
Vim retribuir a visita e gostei muito do seu blog. Parabéns! Um abraço
Liz

Unknown disse...

Olá amiga!
Conheci seu blog através do elo 7, tenho algumas coisinhas por lá também.
Quando puder visite meu blog.

Cláudia Gomes
www.adorofuxicos.blogspot.com

Luma Rosa disse...

Trabalho com terceirização e pra mim nada muda, pois tudo o que gasto sou repassada. Aos empresários acredito que em nada lucrarão se não aumentarem o quadro de funcionários para manter a produtividade. Vai gerar mais empregos, apesar do valor agregado em nada irá mudar. Se você trabalha menos horas, ganha menos e se faz horas extras, será recompensado. Por isso muita gente vai fazer hora extra e a desculpa que o trabalhador precisa descansar, cairá por terra. Enfim, a economia precisa girar e quanto mais emprego, tanto melhor.
Eu comentei esse texto antes, mas acho que meu comentário não foi :D Beijus,

Luma Rosa disse...

Feliz páscoa!!

Luma Rosa disse...

Aline, obrigada pelas palavras de carinho! ;) Beijus,

Unknown disse...

Aline a Alice, fiquei extremamente feliz com seu comentário no meu blog, obrigada pela gentileza e saiba que será sempe bem vinda e pode contar comigo pro que precisar.
BjoBjo pras duas;)

Luma Rosa disse...

Feliz ano novo!!! Tudo de bom!! Positividade e alegria!! Beijus,