quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Ócio Produtivo

Hoje, conversando com minha irmã, citei o ócio criativo para justificar meu blog. Não há nada de inédito nisso. Navegando por aí, leio blogs muito mais estruturados e interessantes. Mas, a vontade de começar de forma simples, foi maior. Faço pelo prazer de escrever. E isso por enquanto basta.

Quem tiver a oportunidade leia "O Ócio Criativo" de Domenico de Masi. Li uns três anos atrás e até então não tinha pensado que o ócio poderia ser positivo e produtivo. O significado da palavra ócio nos dicionários está associado à preguiça, inatividade, inércia. É preciso modificar a visão negativa e refletir. Você já se deu conta que aquela idéia incrível ou a solução inteligente e eficaz para resolver um problema surgiu exatamente no momento em que você estava "relaxado"? Então, comece a pensar...
"A plenitude da atividade humana é alcançada somente quando nela coincidem, se acumulam, se exaltam e se mesclam o trabalho, o estudo e o jogo; isto é, quando nós trabalhamos, aprendemos e nos divertimos, tudo ao mesmo tempo. (...) É o que eu chamo de 'ócio criativo', uma situação que, segundo eu [penso], se tornará cada vez mais difundida no futuro."
--Domenico de Masi

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Como é bom ter uma família!

Há muito tempo tenho vontade de expor um sentimento que para alguns pode parecer piegas, mas posso afirmar que tem muita importância para a maioria. Os conflitos interiores, as dúvidas, os tropeços, os momentos bons e ruins, não têm o mesmo valor se compartilhados e vivenciados com alguém muito próximo, alguém que se pode confiar. Desde pequena, minha relação sempre foi muito próxima com a família. Houve uma fase em que eu não me dei conta disso. Mas, a família continuou ali, sem me abandonar. Eu recebi não só o básico como: comida, educação, abrigo e roupas. Recebi muito mais e sei que a família não é só a base, como dizem. A família é o "todo" na formação do indivíduo.
Como não sou profissional da área, não vou me prender à teoria. Quero mesmo é aproveitar este espaço e expressar o sentimento maior por toda a minha família. Incluo "todos" sem exceção. Como sou grata por tudo que fizeram por mim! Como agradeço a Deus pela nossa convivência! Não importa a intensidade! Não importa a distância física! Estou ligada a todos, haja o que houver! Obrigado por me ajudarem na construção do meu caráter. Obrigado por estarem a meu lado, mesmo quando não retribuí a atenção, o afeto e a compreensão!

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Dia Nacional de Trânsito

Esta poderia ser apenas uma data comemorativa, mas não há o que comemorar quando o assunto é o desrespeito às leis de trânsito. A distância entre o discurso e a ação é grande. Precisamos de muita disciplina seja a pé, motorizado ou pedalando. Os resultados de nossa imprudência são catastróficos...
A melhor maneira do cidadão se comportar no trânsito é com consciência!

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Polêmica

Este assunto transformou-se recentemente em destaque na mídia. O ataque de cães da raça Pit Bull tem sido freqüente. Isso preocupa, de fato, profissionais da área da Saúde, donos de cães e a população em geral. Desde que as primeiras notícias de ataques começaram a veicular na mídia, pensei em expressar minha opinião. Temos em casa um casal de Pit Bulls. A fêmea tem 7 anos e o macho tem 2 anos. Nós adotamos a fêmea quando ela tinha 5 anos, foi um presente de um amigo. Ela se adaptou perfeitamente e um grande laço de amizade entre nós duas começou a surgir. Meus dois filhos também convivem pacificamente com eles. Eu não posso julgar ou afirmar em que condições ela se encontrava anteriormente, mas ela chegou aqui demonstrando muito "medo". Foi uma longa jornada para conquistar a confiança, mas conseguimos. Outro dia, ouvi alguém na TV dizendo como é importante saber a origem do cão (saber quem é o pai, mãe, avô, etc). Graças aos cuidados que ela recebeu no canil sabemos de toda a sua história (as fotos dela e da família estão no site). É uma cadela maravilhosa e não sei como seria sem ela. Já o macho chegou aqui com 2 meses de vida e parecia uma bolinha de pêlo. Também sabemos quem é o pai e a mãe. O que parecia impossível, virou realidade: os dois se deram muito bem. Ele, mais moleque e ativo, quer brincar o tempo todo. Aí está outro fator importante: o cão deve ter espaço suficiente para dispender energia, ele deve ser estimulado a brincar, correr e interagir com as pessoas com as quais ele convive. Quem se dispõe a criar um animal, sabe que ele precisa de atenção, carinho e outros cuidados tanto quanto outro ser vivo. Minha intenção não é julgar donos de animais, nem protestar contra as notícias de ataques de Pit Bull, mas alertar sobre a responsabilidade destes donos. O animal é irracional, somente age por sua própria defesa e instinto. Infelizmente, muitas foram as vítimas de ataque de Pit Bulls e a dor de quem perdeu um ente querido é irreparável. É preciso tomar medidas, não contra o cão (como a extinção da raça, por exemplo), mas contra a irresponsabilidade do dono. É preciso haver controle. Mesmo com um casal de Pit Bulls em casa, não desejamos que procriem. Essa atitude é consciente. Na família temos outros relatos de amor ao cão e boa convivência, sem ataques e sem tragédias.


“Os animais pensam de maneira semelhante a crianças que não aprenderam a usar a linguagem. Eles têm pensamentos muito interessantes, mas só conseguem expressá-los por meio de grunhidos, latidos e trinados.”
MARC HAUSER

domingo, 23 de setembro de 2007

Viva a Primavera

Este é o início! Dia 23/09 é especial para mim! Escolhi esta data para iniciar o blog porque acredito que a Primavera é uma bela estação.

É fato que por aqui estamos carecendo de chuvas, e o calor está muito acima do normal. Será que essa mudança climática está associada ao aquecimento global? Sinceramente, sou leiga para afirmar.
Enquanto persiste a dúvida e aguardo o florescer das espécies, deixo um trecho do texto extraído do livro "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1":
...Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação...