quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Ócio Produtivo

Hoje, conversando com minha irmã, citei o ócio criativo para justificar meu blog. Não há nada de inédito nisso. Navegando por aí, leio blogs muito mais estruturados e interessantes. Mas, a vontade de começar de forma simples, foi maior. Faço pelo prazer de escrever. E isso por enquanto basta.

Quem tiver a oportunidade leia "O Ócio Criativo" de Domenico de Masi. Li uns três anos atrás e até então não tinha pensado que o ócio poderia ser positivo e produtivo. O significado da palavra ócio nos dicionários está associado à preguiça, inatividade, inércia. É preciso modificar a visão negativa e refletir. Você já se deu conta que aquela idéia incrível ou a solução inteligente e eficaz para resolver um problema surgiu exatamente no momento em que você estava "relaxado"? Então, comece a pensar...
"A plenitude da atividade humana é alcançada somente quando nela coincidem, se acumulam, se exaltam e se mesclam o trabalho, o estudo e o jogo; isto é, quando nós trabalhamos, aprendemos e nos divertimos, tudo ao mesmo tempo. (...) É o que eu chamo de 'ócio criativo', uma situação que, segundo eu [penso], se tornará cada vez mais difundida no futuro."
--Domenico de Masi

Um comentário:

Bianca disse...

Adorei a proposta do seu blog,diferente de quase tudo que eu vejo por aí na internet. O legal é que além de você fazer o que gosta,ainda ajuda outros como EU.Estava procurando justamento sobre o Ócio Criativo no google(que cá ente nós,é horrível para pesquisa) e eis que surge seu fabuloso blog!. Passarei mais vezes,achei muito interessante.

Abraços,
Bianca