quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Vida simples*

Pensei em escrever sobre os assuntos recentes e notórios na mídia. No entanto, pensei que seria muito melhor falar de um homem, cuja vida foi de abnegação e humildade.
Todos sabem que a Idade Média foi marcada por batalhas sangrentas, que tinham a Igreja como patrocinadora dos combates. Neste cenário turbulento, houve um homem que abdicou sua riqueza material e seguiu os princípios do evangelho cristão. Francisco de Assis mostrou ao mundo que é possível ser feliz de forma simples. Ele não ergueu castelos, não criou comunidades e não se refugiou em mosteiros. Ele viveu livre, pregou por toda Europa, cuidou de enfermos e pobres.
Mas o que isso tem a ver com nossos dias? Penso que, assim como Jesus, Francisco e outros tantos nomes da nossa história, deixam ensinamentos pacifistas e despretenciosos. Não se trata de religião, ideologia ou doutrinação. É uma questão de alerta para os nossos dias em que há a imperativa competição, a ganância, a elevação do "ter", a banalização da verdade e dos valores humanos importantes na reconstrução de uma sociedade menos injusta.
Compreendi que, não é preciso deixar a família, vestir uma túnica amarrada à cintura, andar descalça e sair falando ao vento. Certamente vão pensar que a solução é um hospital psiquiátrico. É preciso mudar aos poucos a visão que você tem do "outro". É preciso equilíbrio, e não há receita. Eu tenho a fé como aliada!

*Este post é uma homenagem a meu pai Francisco (in memorian).

Nenhum comentário: