terça-feira, 16 de outubro de 2007

Valorização do Professor

No dia 15 de Outubro é comemorado, no Brasil, o dia do Professor. No dia 05 de Outubro foi celebrado pela UNESCO, em Paris, o Dia Mundial do Professor 2007. Neste evento foi destacado o papel central do professor na promoção de uma educação de qualidade para todas as crianças. Também foi apresentado um estudo sobre os salários pagos aos docentes dos 19 países participantes do WEI (World Education Indicators), além de outros países da OECD (Organisation for Economic Co-Operation and Development), e os resultados não surpreendem.
O que todos nós já sabemos é que, no Brasil, o Professor é mal remunerado. Apenas para
exemplificar essa disparidade, um professor de Educação Primária em início de carreira no Brasil recebe em média metade do que recebe um professor na Argentina, três vezes menos que um professor no México e seis vezes menos que um professor na Espanha.
Semprei acreditei que o Professor é um profissional importantíssimo na formação do indivíduo. Eu tive a "sorte" de ter encontrado grandes professores, mesmo estudando em escola pública até o 2º grau. Essa valorização e respeito ao profissional teve início na minha família, pois tenho tio, tia, primos e outros parentes que atuam ou já atuaram em salas de aula.
Gostaria que houvesse mais atenção aos problemas enfrentados pelos educadores em nosso país. Não seria possível enumerá-los. Teria que desdobrar o assunto e abriria novos posts.
Mas, desejaria mesmo que estes magnânimos profissionais tivessem uma merecida remuneração, melhores condições de trabalho e conseqüentemente contribuíssem para uma melhoria da qualidade de ensino no país.

Nenhum comentário: