sábado, 10 de novembro de 2007

Ciência, Saúde, Qualidade de Vida

O 'Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento' é celebrado em todo o mundo no dia 10 de novembro. "O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a importância da ciência e tecnologia como meio de promoção da paz e do desenvolvimento humano, social e econômico, além de alertar para a necessidade de mais investimentos na área e no ensino de Ciências". Coincidência ou não, a TV Cultura reexibiu hoje a entrevista com o Dr. Patch Adams no programa Roda Viva. Sinceramente só conhecia a história por meio do filme, no qual o ator Robin Williams interpreta o papel do médico. Fiquei encantada com a naturalidade das respostas e a descontração do Dr. Sem dúvida ele tem opiniões muito diferentes de muitos colegas de profissão, felizmente. Todo o seu vigor e energia deveria contagiar muitos profissionais ligados à área de saúde no nosso país. Não me refiro aos atendimentos médicos precários à população devido ao abandono do poder público. Quem precisa de atendimento médico-hospitalar na rede pública sofre e todos sabem que muitos médicos fazem mágica para tentar atender à população. Refiro-me aos atendimentos na rede privada. Só mesmo quem ama a profissão é capaz de tratar o outro com respeito, paciência, tolerância e dignidade. Eu tive duas experiências nada agradáveis com o mesmo médico responsável pelo ultra-som durante minhas gravidezes. Nunca mais esqueci o seu "ar" grosseiro e "superior" ao falar comigo. Enfim, sempre há alguém com uma história de um atendimento médico (da rede privada), no mínimo "frio". Ainda bem que existem exceções!
Mas, voltando ao Dr. Patch Adams, é mesmo impressionante o seu trabalho. Ele diz: "Seria muito difícil trabalhar com medicina corporativa e ter que mentir diariamente para os pacientes e para mim". A sua forma "humanizada" de tratar os pacientes e seus males é mesmo admirável.

Nenhum comentário: