sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Honestidade!!!

Honestidade no Houaiss significa "qualidade ou caráter de honesto, atributo do que apresenta probidade, honradez, segundo certos preceitos morais socialmente válidos".

Servindo-me dessa definição, gostaria de relatar dois acontecimentos que só se diferem pela data e local, e que tiveram um desfecho inusitado. Há uns três anos atrás, meu marido perdeu a carteira quando saía para trabalhar. Nem preciso dizer que ficamos todos desesperados. Após inútil procura, só restava ir até à delegacia e providenciar a emissão da 2ª via dos documentos, além de amargar o prejuízo com a perda do dinheiro. Mas, eis que uma "boa alma" encontra a carteira e a devolve intacta! O senhor fez questão de entregá-la pessoalmente e quando meu marido insistiu para que recebesse uma pequena recompensa, ele a recusou. Bendito seja!
Na semana passada o mesmo episódio. Meu marido saiu para trabalhar e novamente perdeu a carteira. O desespero desta vez foi maior. Fizemos o trajeto para ver se havia caído no caminho, mas não encontramos nada. Seria possível outra "boa alma" tê-la encontrado e mais tarde devolvê-la? Quando já não havia mais esperança, eis que o telefone toca e a jovem se identifica dizendo que estava de posse da carteira. Eu dei um salto de alegria e a agradeci sinceramente. Fomos até a jovem para pegar a carteira e agradecer. Meu marido insistiu para que ela ficasse com uma pequena quantia, mas ela recusou.
O que será que motiva as pessoas a tal ato? A honra? O caráter? A sensação de "consciência tranqüila"? Será que pessoas que pensam e agem com honestidade buscam na essência dos ensinamentos dos pais e de seus exemplos? Será essa a maior influência?
Lembro-me que há uns 25 anos atrás (aproximadamente) meus pais encontraram uma carteira e a devolveram para a moça. Eles também recusaram a quantia oferecida como recompensa.
Penso que boas ações são intermináveis, como um ciclo que não se fecha.
"Somente as pessoas honestas e fiéis possuem a grandeza d’alma dos que já se contam entre os espíritos verdadeiramente livres."

Nenhum comentário: